Santuário

Vista aérea do Santuário

A 525 metros de altitude, em meio a um paraíso ecológico, localiza-se uma das mais belas obras, fruto da Natureza e da Fé do ser humano chamada Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

Entre as montanhas de Nova Trento está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, também conhecido como Morro da Cruz. O acesso ao local está situado no centro da cidade, que compreende um percurso de 525 metros de altitude. Durante o trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar uma vista panorâmica da cidade e também dos municípios vizinhos.

No caminho há 14 capitéis que formam a Via Sacra e uma fonte de água potável e natural. O Santuário abriga diversas relíquias centenárias entre elas uma cruz que foi implantada em 1899 e está localizada atrás da Igreja na parte mais alta do morro.

A história de fundação do Santuário teve início, em 1899, quando o Pe. Jesuíta, Luís Maria Rossi, decidiu erguer cruzes nos montes mais altos de Nova Trento para comemorar a passagem de século. Seu auxiliar, o missionário Pe. Alfredo Russel, prometeu levantar um monumento a Nossa Senhora do Bom Socorro junto a cruz mais alta.

A passagem de século transcorreu em meio a cantos e orações, fogueiras e fogos de artifícios. Meses depois, no dia 13 de julho de 1901, sobre o Morro da Cruz, Pe. Alfredo Russel abençoou a cruz e o quadro de Nossa Senhora do Bom Socorro, no local onde mais tarde seria erguido um Santuário em sua homenagem.

Para construir o Santuário, os neotrentinos se uniram na doação dos materiais, bem como auxiliaram para levar os materiais e a estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro até o morro. A estátua foi uma doação da Condessa Clermont de Tonnerre, da França, e está no Morro da Cruz desde 14 de maio de 1906.